Dia D'Maria

Era pra ser um livro. Esse era o plano... Seria lançado em comemoração ao aniversário dela. Minha avó, que mais parece minha amiga de faculdade. Dona Maria gostou da idéia, as conversas que antes eram informais passaram a ser acompanhadas por um gravador e um bloquinho de notas. Porém, com tanta informação, o que antes era só um medo foi criando corpo e então surgiu o "Plano B", que era nada mais que abandonar a idéia de escrever um livro. Era muita informação e a falta de conhecimento pra elaboração de um livro, o tanto de informação que surgia a cada encontro e o fato de eu me sentir perdido no meio daquilo tudo fez com que a única coisa que eu conseguisse pensar era: eu não vou conseguir fazer isso.
Bom, as conversas sempre foram as mesmas, então eu segui a vida normal enquanto ainda pensava se iria mesmo colocar o Plano B em ação. Mas logo fui descoberto. Bastou só uns dois chopps pra eu escutar "eu tô sabendo que você está me enrolando, tá garoto!". E foi assim que eu tive que abrir o jogo e dizer que a casa havia caído. 
Para a minha sorte não sofri represália e a vida seguiu na paz de Jah. Porém eu estava com muitos registros arquivados e achei que deveria arrumar alguma forma de não deixar aquilo se perder. Lembrei desse meu blog que tinha sido reativado e combinamos então que ela entraria aqui também de alguma forma. Isso já faz um tempo e só consegui escrever agora porque percebi que quanto mais eu pensava, menos escrevia. Não sabia se era melhor transcrever a narrativa, ou contar do meu ponto de vista, se seguia a linha temporal... Resolvi então que vai ser tudo misturado mesmo. O importante é colocar pra fora. Registrar a história que vejo e as que me são contadas para que um dia, o neto do mini possa ler e saber um pouco da história dele, assim como eu tô tentando saber um pouco da minha. 
Dia D'Maria é o título dos textos dela. A senhora que hoje de cabelos brancos me ensina uma porrada de coisas até mesmo sem dizer nada. Minha parceira de copo que também já foi minha dupla de carnaval. Que me fez conhecer açaí de verdade enquanto eu achava que Jussara era só um nome de uma pessoa que iríamos encontrar alí na Barão do Flamengo. Que me chama de Zé e já me fez levar muita bronca dos meus pais porque cismava em bagunçar o cabelo de uma senhora e brincar de lutinha com ela, além de carregá-la no colo e sair correndo pelo quintal (até o dia em que derrubei a véia no chão e todo mundo pensou que eu tinha matado a coitada). 
Dia D'Maria é então o esboço do livro que não existiu. Para termos saudade daquilo que não vivemos. Até mais ver!

Comentários

  1. Por essa eu tava esperando : )

    ResponderExcluir
  2. Sensacional, Serginho! Momentos como esses são mesmo o que importa! Amei! Pra D. Maria, tudo! Ela, sim, sabe viver!

    ResponderExcluir
  3. Ah Serginho... Li com minha mãezinha. No final ela disse "esse menino lindo" .
    Grata! ... e salve as Marias que nos inspiram todos os dias!

    ResponderExcluir
  4. O livro sairá em forma de coletânea de textos. A Editora
    Malê te espera!

    ResponderExcluir
  5. Meu Lindo eu amei isso. Espero que siga em frente. Que mais coisas queiram pular da sua mente e virem pra real. Bjs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas